top of page

I FECITBA (2018) - Evento presencial

 FECITBA-PA é um evento institucional promovido pela Universidade Federal do oeste do Pará  (UFOPA) e coordenação geral do CPADC, que tem como objetivos específicos:

  • Estimular atitude investigativa dos estudantes das escolas paraenses, em especial do Baixo Amazonas, por meio do desenvolvimento de projetos e atividades de iniciação científica na educação básica em diversas áreas de conhecimento;

  • Estimular o gosto pelas Ciências e Tecnologias educacionais e contribuir com melhorias no ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos nas escolas;

  • Contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos, estimulando jovens talentosos a 

  • seguirem carreira técnico-científica e a docência nessas áreas, dando ênfase à riqueza natural da nossa região.

A FECITBA teve sua primeira edição em 2018 e representou uma retomada das grandes feiras de ciências regionais que aconteciam no Baixo Amazonas na década de 90. Já no primeiro evento ocorrido nos dias 23 e 24 de novembro de 2018 tivemos uma grande mobilização para inscrição de trabalhos e visitações.

O evento de 2018 ocorreu presencialmente nas dependências da escola Tecnológica de Santarém-PA (EETEPA). Nesse ano o projeto teve financiamento do edital de feiras do CNPq/MCTIC e da UFOPA, bem como contribuição de alguns colaboradores para a viabilização do transporte dos participantes de outros municípios até Santarém.  Nessa edição tivemos a exposição de 53 projetos, além de 20 trabalhos da Feira Pedagógica da informática educativa do Núcleo Tecnológico do município (NTM) e 09 trabalhos da IX Mostra Científica do Clube de ciências da UFOPA (CCIUFOPA).

​​​

eu rosto.jpg

Coordenadora da I FECITBA
Profª Dra. Nilzilene Gomes de Figueiredo
UFOPA/ICED/Santarém

I FECITBA em números

FECITBA 2018.png

II FECITBA (2019) - Evento presencial

A II FECITBA ocorreu presencialmente no Campus Tapajós da UFOPA-Santarém nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2019 e contou com o financiamento do edital de feiras do CNPq/MCTIC e da FAPESPA, bem como alguns colaboradores. Nesse evento contamos com a exposição de 89 projetos e uma enorme repercussão na mídia de Santarém e de outros municípios participantes. Também tivemos a participação de 23 trabalhos da Feira do NTM e 8 da X Mostra científica do CCIUFOPA.

 

 

​​​

dercio (2).jpg

Coordenador da II FECITBA
Prof Dr. Dércio Pena Duarte
UFOPA/ICED/Santarém

FECITBA 2019.png

II FECITBA em números

III FECITBA (2021) - Evento virtual

Em 2020 quando ocorreria a 3ª edição, a Pandemia de Covid-19 apresentou novos desafios, com fechamento das escolas e universidade para atividades presenciais. Foram necessárias adaptações para transformar em um evento on line/virtual, que ocorreu de 23 a 27/02/2021. Foram expostos 125 trabalhos (24 projetos da FECITBA, 04 reapresentações de projetos dos 10 anos do CCIUFOPA e 97 exposições do 1º concurso de desenhos) e uma programação transmitida pelo canal da FECITBA no Youtube. Um dos maiores desafios foi o contato dos professores com os estudantes para a orientação dos projetos na 3ª edição, o que levou a uma redução significativa do número de projetos, mas a participação e envolvimento dos inscritos na programação foi muito significativa. As palestras ocorridas na III FECITBA trouxeram reflexões importantes para a iniciação científica, formação de professores, inclusão de pessoas com deficiência e mulheres nas ciências, temas muito relevantes para a atualidade. A realização do 1º concurso de desenhos ajudou a dar mais visibilidade à FECITBA, além de estimular as crianças da educação infantil e ensino fundamental a pensarem sobre ciências. Foi utilizada uma plataforma de eventos para inscrição e boa parte da avaliação, bem como a página do CPADC para a exposição dos trabalhos.

​​​

everaldo.jpeg

Coordenador da III FECITBA
Prof Dr. Everaldo Almeida do Carmo
UFOPA/ICED/Santarém

Acesse a programação gravada

IV FECITBA (2021) - Evento virtual

A IV FECITBA ocorreu no período de 12 a 19 de novembro de 2021 de modo virtual atendendo as recomendações das autoridades de saúde na tentativa de evitar o contagio do novo corona vírus. Nesta 4º edição foram aprovados o total de 105 trabalhos para exposição na feira sendo 25 projetos de iniciação científica, 14 relatos de profissionais da educação e 66 desenhos para exposição no 2º concurso de desenhos. Além disso, o evento realizou oficinas com certificados de participação que ocorreu no discorrer dos dias de sua realização e também contou com a entrega de premiações aos trabalhos com melhor colocação na IV edição da FECITBA.

eu rosto atual.png

Coordenadora da IV FECITBA
Profª Dra. Nilzilene Gomes de Figueiredo
UFOPA/ICED/Santarém

V FECITBA (2022) - Evento híbrido

A V FECITBA aprovou para exposição 27 Projetos de iniciação científica de estudantes da educação básica, 36 Relatos de práticas e de materiais didáticos de profissionais da educação e 34 Desenhos e vídeos produzidos por estudantes do Fundamental e médio para o III Concurso de desenhos, que tem como tema: Ciência e Tecnologia na Amazônia: o que se produziu e produz no Pará?

Teremos também a exposição "O Pará expresso em Artes", com 26 Desenhos e Vídeos de estudantes da educação básica, artes produzidas por um docente do ICED/UFOPA, prof. Rodrigo Medeiros dos Santos, e fotografias de pessoas que amam registrar as belezas do Estado do Pará. Essa exposição ocorrerá junto às Exposições de Experimentos, Livros, e Materiais didáticos na Programação, nos dias 18 e 21/10, de 10:30h às 12:30h. Algumas exposições se estenderão para a atividade "FECITBA VAI À ORLA", que ocorrerá dia 20/10 à noite.

Além da exposição de trabalhos, teremos também Palestras, Minicursos, Roda de conversa, Mesa Redonda e Oficina, tanto remotas quanto presenciais. Durante as programações presenciais teremos sorteios de brindes para os participantes.

Coordenadora da V FECITBA
Profª Dra. Nilzilene Gomes de Figueiredo
UFOPA/ICED/Santarém

eu rosto atual.png