1. O QUE É UM PLANETÁRIO?

Um planetário é um equipamento que projeta o céu em uma cúpula e pode-se usar programas de simulações para estudo e divulgação de Astronomia. Existem planetários fixos e móveis. Os planetários móveis usam ventiladores para inflar a cúpula, como é o caso do planetário móvel da UFOPA. No Pará existem um planetário fixo, sob responsabilidade da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e está localizado em Belém (https://paginas.uepa.br/planetario/). A UFOPA adquiriu em 2012 um planetário móvel e se encontra sob responsabilidade do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação da UFOPA, em Santarém. 

2. O PLANETÁRIO MÓVEL DA UFOPA

O planetário móvel da UFOPA foi adquirido em março de 2012 com o objetivo de ser utilizado como instrumento pedagógico de ensino e divulgação da Astronomia. Ele possui 6m de diâmetro por 3,80 de altura.

Nos dias 02/06 a 03/06 do mesmo ano ocorreu a primeira apresentação do Planetário móvel, participando da programação do V salão do Livro do Baixo Amazonas. O local de exposição foi no Museu João Fona. A segunda apresentação do Planetário foi na semana da criança, em outubro, no galpão do Parque da Cidade, em programação da Escola do Parque – SEMED.

Ao longo dos anos o Planetário móvel tem feito várias apresentações tanto nas dependências da Universidade quanto nas escolas públicas e particulares de Santarém, contribuindo para que crianças, jovens e adultos possam participar de exposições que exploram curiosidades sobre o Sistema solar, o universo, a origem da vida. Durante algumas exposições também são feitas observações telescópicas com apoio do Laboratório de Física da UFOPA e do Instituto Astronomia sem Fronteiras (IASF) e exposições de materiais didáticos e murais de Astronomia.

 

Capacidade por seção: Cerca de 20 pessoas.

3. OBJETIVOS

Promover atividades de estudo, ensino e divulgação da Astronomia para a comunidade do oeste do Pará, principalmente estudantes e professores da educação básica, além de incentivar a inserção no currículo escolar de conhecimentos da área.

Planetário_em_Oriximiná_2017.jpg
planetario 10.png
20170821_165444.jpg
planetario3.jpg.png

CONDIÇÕES PARA MONTAGEM DO PLANETÁRIO MÓVEL DA UFOPA

  • O planetário possui 6m de diâmetro por 3,80 de altura e deve ser montado em lugar limpo, seco, coberto (protegido de sol e chuva) e com pouca, de preferencialmente nenhuma, ventilação. O diâmetro da área para montagem deve ser em torno de 8m, em virtude da necessidade de espaço para os ventiladores;

  • Deverá ter uma tomada própria para o planetário (127V). Caso não seja essa voltagem, tem que se usar um transformador antes de ligar os ventiladores;

  • Toda a operação de montagem deve ser feita por pelo menos duas pessoas que já conheçam o equipamento;

  • Deve haver sempre pessoas que conheçam o equipamento responsáveis pelo lado interno e externo da cúpula;

  • Os participantes das seções devem atentar para as orientações de segurança dadas pelos monitores.

  • Orienta-se a não ter crianças com menos de cinco anos por questão de segurança, já que o local fica com pouca iluminação e não é permitido circulação de pessoas no interior da Cúpula.

 

Futuramente pretendemos oferecer as sessões em local apropriado nas dependências da UFOPA com os devidos agendamentos das escolas. Mas no momento ainda não temos esse espaço.